O tradicional PF (prato feito) faz parte da história do Brasil desde o início da industrialização, quando uma grande quantidade de trabalhadores precisava se alimentar fora de casa. Os restaurantes e hotéis que serviam pratos à francesa para os ricos daquela época, não atendiam a classe trabalhadora que necessitava de uma comida nutritiva, capaz de fornecer energia suficiente para aguentar a segunda metade de um dia duro de trabalho. Sem mencionar o preço, que era inviável.
Começaram, então, a surgir botecos e botequins muito simples, que serviam uma comida rápida e completa, que além de sustentar o corpo, cabia perfeitamente no bolso. Nascia assim o prato feito, ou como carinhosamente chamamos, PF. Desde então, ele se popularizou por todo o país e segue a tradição do “prato do dia”, no qual cada dia da semana é representado por um PF típico, de acordo com a região. Em São Paulo, por exemplo, segunda é dia de Virado à Paulista e quarta-feira nunca falta a tão amada feijoada. Mas, de forma geral, o PF é composto por arroz, feijão, bife (de carne ou frango), batata frita ou salada, ou seja, um prato típico brasileiro.
Respeitando a tradição, mas te convidando a inovar um pouco, que tal experimentar novas receitas no seu PF, mantendo o sabor e a nutrição que você não abre mão? Veja abaixo algumas dicas:
Observe que as trocas continuam respeitando todos os grupos de alimentos, mantendo assim o consumo de todos os nutrientes necessários em uma refeição. Não se esqueça de utilizar temperos naturais para dar aqueeele sabor às preparações e priorizar a utilização de alimentos orgânicos (ou escolher restaurantes que os utilizem), e claro, aproveitar cada garfada 😋.